facebook

Ansiedade X Desempenho

art ansiedade2
No Arco e Flecha, como em muitos esportes, uma competição a vista é motivo de ansiedade, independendo da importância da prova este fator pode ser determinante no seu desempenho. O comportamento ansioso é expresso de diferentes formas em cada pessoa, mas no dia anterior à competição e nos momentos que a precedem estes comportamentos podem determinar o bom ou mau desempenho. É fácil notar que algo não está normal, difícil é manter isso sob controle, por exemplo: pensar incessantemente na competição, gerando aquele frio na barriga, ou preocupar-se com adversários e seus desempenhos. O fato é que, embora muitas vezes não pareça, isso traz prejuízos de grande escala para o atleta, seja naquele frio na barriga - uma crise de ordem bio-psíquica, que aumenta os batimentos cardíacos e altera funções básicas do corpo como o suor excessivo e outras coisas mais – ou na ansiedade explícita em tremores nas mãos ou demais reações negativas - que muito podem prejudicar a prática do arco e flecha, tanto pela concentração, como pelos aspectos físicos.


Uma dica para eliminar, ou minimizar a atuação da ansiedade é tentar perceber que aspecto gera este fator - insegurança se está tudo pronto para a competição (como materiais e seus ajustes, por exemplo), incerteza no desempenho na prova e medo de não acordar na hora certa são alguns exemplos do que pode acontecer. Tendo conhecimento disto, é importante criar rotinas que eliminem as ansiedades, respectivamente para cada exemplo anterior: realizar um check list completo e revisá-lo - mentalização de um bom desempenho na competição com dificuldades superadas - cuidado dobrado com despertadores colocando sempre um reserva verificando os horários corretos e funcionamento dos mesmos. Como estes foram apenas alguns exemplos, tente sempre reconhecer as origens de sua ansiedade para que possas tomar medidas que as eliminem ou diminuam, para isso a ajuda de pessoas que o acompanham pode ser interessante, pois elas percebem coisas que muitas vezes não nos damos conta. Bons treinos e boa sorte. 

Paulo Oppermann
E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Paulo Oppermann é psicólogo com atuação na área esportiva, ministra cursos de psicologia do esporte, palestras, supervisiona estágios e pesquisas, e principalmente auxilia atletas e equipes a melhorar seus desempenhos, rendimentos e resultados através de consultoria e treinamento de habilidades psicológicas.









Boletim FPAF

Federal  Estadual  Municipal  Aeronautica