facebook

Por que o resultado do primeiro disparo determina o rendimento do atleta

art_porque2

Quando se efetua o primeiro disparo em uma competição muitos fatores estão envolvidos, mas o principal fator que interfere nos demais disparos é a falta de preparo para estas situações. Pode parecer estranho dizer que falta preparo, quando atletas renomados e com anos de experiência em treinamentos e competições também passam por este tipo de situação. Então o que realmente pode ser feito para que o atleta esteja pronto para reagir de maneira positiva a um início que o desaponta? Treinamento e preparo psicológico são fundamentais quando associados aos físicos, técnicos e táticos. 


O que geralmente acontece é que o atleta vai para a competição com um objetivo em mente e em geral apresenta uma exigência pessoal proporcional a suas metas; desta forma, espera-se o melhor desempenho possível, e tudo que um atleta não quer que aconteça é um começo ruim, que pode gerar uma série de vícios de pensamento, como: “hoje não é meu dia” ou “já comecei mal, imagina o que vem pela frente” ou falta de segurança como “agora é quase impossível recuperar” e inúmeras outras coisas que passam pela cabeça depois daquele maldito disparo. 

Aqui vão algumas dicas de como preparar-se psicologicamente: 
1 - estabeleça treinamentos e simulados em que ocorra propositalmente um início ruim 
2 – treine manter a calma através de racionalização do ocorrido, como: posso me concentrar mais, corrigir erros e aperfeiçoar meus disparos / foi apenas uma distração, certamente com um desempenho bom nos demais tiros poderei alcançar ótimos resultados / isso acontece com outros competidores também com certa freqüência. 
3 – estabeleça seu objetivo dividido em sub-metas, sem uma ordem específica, pois os resultados ruins podem acontecer em diferentes etapas da competição para todos os competidores. 
4 – desvincule cada disparo dos demais, não importa se errar, ou tiver um mau desempenho no começo ou no final da competição, o importante é concentrar-se para cada tiro ser o melhor. 
5 – Antes de uma competição estabeleça uma rotina para um início positivo, com organização da respiração, relaxamento muscular, concentração acentuada, foco de visão ajustado para os disparos e mentalização de postura madura frente a possíveis dificuldades como maus disparos (separar o pensamento a cada etapa da competição, buscar em cada uma delas sempre o melhor). 

O principal aspecto para que o resultado do primeiro disparo não influencie negativamente nos demais é ter em mente a importância de cada um dos tiros, ter treinado para enfrentar este tipo de situação com calma e concentração. 
Espero que tenham bons treinos e que estejam preparados, mas principalmente que o primeiro e todos os disparos saiam bem, um abraço, 


Paulo Oppermann
E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Paulo Oppermann é psicólogo com atuação na área esportiva, ministra cursos de psicologia do esporte, palestras, supervisiona estágios e pesquisas, e principalmente auxilia atletas e equipes a melhorar seus desempenhos, rendimentos e resultados através de consultoria e treinamento de habilidades psicológicas.

 









Boletim FPAF

Federal  Estadual  Municipal  Aeronautica